Ir para o conteúdo principal

Pós-Graduação em Marketing Digital e E-Commerce

Pós-laboral-Quarta-feira das 18h às 22h e sábado das 9h às 13h

A Pós-graduação em Marketing Digital (PGMD) teve a sua 1.ª edição em 2018-2019 tendo revelado desde o início uma forte adesão por parte do mercado.

Ao longo deste período não sofreu alterações da sua estrutura curricular, não obstante, a rápida evolução do mercado digital, com as novas ferramentas, técnicas e tendências que vão emergindo, torna premente a atualização do plano de estudos, de forma a refletir essas mudanças, incluindo tópicos como inteligência artificial, automação de marketing, integração multicanal, análise de dados e SEO avançado. Desta forma, procuramos garantir que o curso continue a ser relevante e eficaz na preparação dos alunos para os desafios do marketing digital contemporâneo.

 

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo submeteu recentemente à A3Es uma proposta de novo ciclo de estudos de Mestrado Profissional em Marketing Digital e E-commerce. Considerando, toda a reflexão efetuada nesse momento, entendemos que é oportuno incorporar nesta proposta nesta alteração à pós-graduação, fazendo convergir os conhecimentos e competências a adquirir na pós-graduação, aos correspondentes ao primeiro semestre do mestrado profissional. Desta forma, a pós-graduação passaria a assumir a designação de Marketing Digital e e-commerce (PGMDEC).

 

  • Regime e local de funcionamento dos cursos

    A Pós-graduação funcionará em regime Pós laboral, no Campus do IPCA- Barcelos.

  • Saídas Profissionais

     

    -Agências de marketing e publicidade digital;

    -Departamentos de marketing de empresas;

    -Startups e empresas de tecnologia;

    -Plataformas de e-commerce e plataformas online;

    -Consultorias e projetos;

    -Instituições públicas e associações (com foco em comunicação digital);

    -Criação do próprio negócio digital.

     

  • Destinatários

    Este Curso destina-se a:

    • Titulares do grau de licenciado ou equivalente e/ou bacharel em Marketing, Gestão, Economia, Design, Turismo, Hotelaria, Banca, Seguros, ou áreas afins;

    – Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizados de acordo com o modelo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, em Gestão, Marketing, Economia, Design, Turismo, ou áreas afins;

    • Detentores de um currículo académico, científico ou profissional na área da Direção Organizacional/Empresarial, que seja reconhecido como atestando capacidade para frequência destes cursos pelo Conselho Técnico-científico da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPCA.
  • Propina

    Valor da propina da Pós-Graduação em Marketing Digital e E-Commerce :

  • Candidaturas

    Informação deve ser consultada no Edital de Candidaturas à Pós-graduações do IPCA.

    A candidatura à Pós-graduação em Marketing Digital e E-Commerce far-se-á através da plataforma online https://www.siga.ipca.pt/cssnet

    Lista de Seriação dos candidatos à Pós-Graduação em Marketing Digital _8ªedição-1ªfase 2025-2026

    Lista de Seriação dos candidatos à Pós-Graduação em Marketing Digital _8ªedição-2ªfase 2025-2026

  • Objetivos

    As qualificações específicas e avançadas na área do Marketing Digital são tidas como prioritárias para diversas organizacionais, desde PME’s a grandes empresas, potenciando a empregabilidade dos profissionais que possuem tais competências.

    A Pós-Graduação em Marketing Digital e e-commerce pretende dar resposta à necessidade de uma maior qualificação na área do Marketing Digital e da criação de negócios digitais, fornecendo uma base que permita que aos interessados uma atuação organizacional eficaz nos mais diversos setores da economia.

    Esta pós-graduação pretende transferir competências de marketing digital e e-commerce possibilitando aos seus alunos um maior ganho na utilização de ferramentas e conhecimentos do mundo digital.

    A Pós-Graduação em Marketing Digital e E-commerce visa permitir uma mais fácil integração no mercado de trabalho, com competências fundamentais no marketing das organizações.

  • Condições de acesso

    Consultar Edital de candidatura ás Pós-graduações do IPCA.

  • Estrutura curricular

    Semestre Unidades Curriculares AC ECTS
    S1 Marketing Digital Estratégico e experiência do consumidor ME 6
    S1 SEO, SEM e Publicidade Digital ME 6
    S1 E-commerce e Gestão de Marketplaces ME 6
    S1 Data Analytics e Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing SIIA 3
    S1 Social Media, Influenciadores e Produção de Conteúdos Digitais ME 6
    S1 CRM, Automação e Estratégias de Retenção ME 3

    AC – Área Científica Principal
    ECTS - Créditos ECTS
    Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)