Mensagem da direção da ESHT

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) é a mais recente Escola do IPCA e resulta da concretização de um objetivo estratégico assente em dois eixos fundamentais: a afirmação do IPCA na área do Turismo e a sua implementação na região do Ave.A ESHT inicia a sua atividade no ano letivo 2017/2018, com uma oferta formativa assente num curso de licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas, um mestrado em Gestão do Turismo (ambos acreditados pela Agência de acreditação A3ES) e cursos técnicos superiores profissionais na área da Organização e Gestão de Eventos e do Turismo, Natureza e Aventura.

A ESHT é composta por um corpo docente qualificado, composto por professores doutorados e especialistas em áreas disciplinares como o Turismo, o Marketing e as Línguas, o que constitui uma mais valia para a qualidade do ensino ministrado e para a investigação aplicada à diversidade das empresas do setor.

A ESHT assenta num modelo de aprendizagem em contexto real, inspirada em algumas das melhores escolas internacionais para o qual será decisiva a construção do Hotel-Escola em Guimarães, município parceiro na execução deste projeto. O objetivo é que todo o ambiente do hotel-escola seja motor de aprendizagem em cada uma das áreas de intervenção.

Considerando as exigências desta sociedade globalizada e volátil pretende-se uma cultura de permanente inovação e exigência, capaz de responder, de modo qualificado, aos desafios dos novos paradigmas organizacionais e tecnológicos, que se depararão aos futuros diplomados.

A Escola pretende ser também um laboratório de investigação aplicada, onde estudantes e docentes possam procurar respostas para desafios concretos colocados pelas empresas do setor hoteleiro, do setor alimentar, da restauração, agentes de promoção turística, entre outros. Esta relação com a comunidade é um vetor determinante do sucesso da escola.

Os últimos tempos têm mostrado a força do setor do turismo enquanto motor da economia nacional e as previsões são otimistas em relação à sua evolução futura. Numa instituição que procura responder atempada e permanentemente às necessidades formativas da região, a ESHT pretende ter um papel ativo na qualificação dos recursos humanos e, mais do que isso, formar cidadãos ativos, visionários, com espírito crítico e sentido de responsabilidade.

Que a experiência de estudar e trabalhar na ESHT seja para todos uma experiência única.

Bem vindos à ESHT!

Alexandra Malheiro

Diretora interina da ESHT