Primeiro-Ministro inaugura primeira Residência de Estudantes do IPCA

O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai inaugurar a sua primeira Residência de Estudantes, no próximo dia 10 de janeiro, pelas 15 horas, com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Localizada na Rua do Aldão, em Vila Frescaínha S. Martinho, em Barcelos, a 200 metros do Campus, esta infraestrutura permitirá disponibilizar alojamento estudantil à comunidade académica do IPCA em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras.

A Residência In Barcelos permitirá, ainda, tornar o IPCA mais atrativo para estudantes nacionais e internacionais, potenciando a escolha desta instituição para muitos daqueles que decidem frequentar uma instituição de ensino superior.

A aquisição desta infraestrutura foi possível graças ao financiamento de verbas do Next Generation EU, através do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo sido atribuído o valor de cerca de 2.024.610,00 milhões de euros. A verba destinou-se à aquisição do edifício, a sua adaptação e ampliação para responder às exigências de instalação e funcionamento da Residência de Estudantes. O edifício garante agora capacidade para 62 camas, destinadas a estudantes carenciados.

Esta é, assim, a primeira Residência de Estudantes do IPCA, estando prevista para 2025 a abertura de uma segunda residência, integrada no complexo B-CRIC, já em construção no Campus do IPCA, que terá capacidade para mais 133 camas.