Maria José Fernandes toma posse como presidente do CCISP

A presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Maria José Fernandes tomou posse esta quarta-feira, 27 de abril, como presidente do Conselho Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

A tomada de posse realizou-se no Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

O presidente cessante do CCISP, Pedro Dominguinhos, em jeito de balanço uma vez que o Dia da Liberdade decorreu poucos dias antes, referiu que o ensino superior cumpriu a sua missão em não “discriminar pela condição económica e social, promover a democracia e o desenvolvimento”. Salvaguardou ainda o facto de as regiões estarem hoje “mais prósperas e internacionais com horizonte de esperança diferente dos de há 48 anos atrás”.  Pedro Dominguinhos parabenizou a nova presidente do CCISP dando parecer da sua visão estratégica e por superar os objetivos que lhe são propostos.

A 17 de fevereiro de 2022, através de ato eleitoral, Maria José Fernandes foi eleita por unanimidade para presidir o CCISP. Tomou posse esta quarta-feira começando o seu discurso por agradecer o trabalho de qualidade e afirmação do ensino politécnico do presidente cessante. Maria José Fernandes, com auditório repleto, comprometeu-se a honrar o legado que agora tem em mãos e a “continuar a missão de qualificação do nível dos portugueses no desenvolvimento regional e nacional, afirmar os espaços europeus do ensino superior politécnico, assim como continuar o trabalho que já tem dado grandes passos no que respeita a designação das Universidades Politécnicas e na atribuição do grau de doutor”. A presidente fez lembrar ainda que “não há investimento sem financiamento” e que as instituições se gerem hoje em dia em grande parte por receitas próprias. Por fim, Maria José Fernandes referiu que umas das prioridades para o seu mandato é “promover o sucesso académico e combater o abandono escolar”.

O Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, mostrou gratidão pelo percurso que foi feito até então. “Este percurso tem instituições, tem rostos. Uns a desempenhar funções neste momento outros que deram ao longo de décadas o seu contributo para o ensino superior politécnico”. O secretário de estado referiu ainda o compromisso das instituições de ensino superior para o país e para o contributo para a coesão territorial.

No evento marcaram presença membros do Governo: a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes; a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira e vice-presidentes, pró-presidentes e diretores do IPCA.

Manuel Heitor recebe Medalha de Mérito

Na cerimónia, o CCISP agraciou com a Medalha de Ouro de Conhecimento e Mérito Manuel Heitor, anterior ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, pela dedicação e trabalho de excelência desenvolvido em prol da afirmação do ensino superior português (em particular do politécnico) e da investigação, ao nível nacional e internacional.

Manuel Heitor aproveitou para dedicar a medalha aos “jovens e familiares que acreditaram no ensino superior politécnico e que hoje transformam empresas com os conhecimentos adquiridos”. Deixou ainda um sentido agradecimento a todo os que com ele trabalharam pois “conseguiram garantir um sistema de ensino diferenciado e de qualidade numa revolução silenciosas”. O anterior ministro deixa ainda o repto de que não chega ter um diploma ou um grau no ensino superior, é preciso abrir novas oportunidades e garantir o acesso à educação, isto numa altura em que foi revelado que 35% dos jovens com 20 anos está no ensino superior.

Maria José Fernandes aproveitou o momento para deixar as suas palavras de agradecimento.  “Teve sempre a grande capacidade de nos desafiar, de nos apoiar e sentimos a sua presença nas alturas cruciais”.

O presidente cessante do CCISP definiu esta homenagem como um dos “momentos mais marcantes da minha vida académica” e o facto de a medalha estar a ser entregue a uma pessoa que teve uma visão diferenciadora no panorama do ensino superior.