O Departamento de Turismo e Marketing está inserido na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPCA e foi criado no sentido de autonomizar duas áreas de grande afirmação no mercado atual: o turismo e o marketing.
Os últimos tempos têm mostrado a força do setor do turismo enquanto motor da economia nacional e as previsões são otimistas em relação à sua evolução futura. De igual modo, é sentida por parte das empresas uma grande necessidade de antecipar tendências de mercado de modo a adequar eficientemente a sua oferta a esse mercado, quer no turismo, quer nos restantes setores da economia e, naturalmente, o marketing desempenha um papel chave neste contexto.
O Departamento de Turismo e Marketing é composto por um conjunto de docentes doutorados e especialistas em áreas disciplinares como o Marketing e Estratégia, a Hotelaria e Turismo e as Línguas e Humanidades. Em termos de oferta formativa, são afetas ao departamento de Turismo e Marketing a Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas, a Licenciatura em Gestão Hoteleira, o Mestrado em Gestão do Turismo, o Mestrado em Marketing e o Mestrado em Marketing Turístico, todos os cursos encontram-se acreditados pela Agência de acreditação A3ES
Numa instituição que procura responder atempada e permanentemente às necessidades formativas da região, o Departamento de Turismo e Marketing pretende afirmar-se como um elemento dinamizador desta oferta nas suas áreas de atuação.
Diretora de Departamento- Prof. Doutora Vânia Costa
Áreas disciplinares:
- Línguas e Humanidades
- Hotelaria e Turismo
- Marketing e Estratégia
Licenciatura em Gestão Atividades Turísticas – Prof. Doutor Francisco Gonçalves
Licenciatura em Gestão Hoteleira- Prof. Doutora Vânia Costa/ Dr. António Luís Marques
Mestrado em Gestão do Turismo – Prof. Doutor Bruno Sousa
Mestrado em Marketing- Prof. Doutor Sérgio Dominique Lopes
Mestrado em Marketing Turístico- Prof. Doutor Bruno Sousa