O Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira é segmentado para a criação e desenvolvimento de competências científicas e profissionais baseadas no contacto e análise de experiências reais de administração hoteleira, suportadas através de casos práticos de hotéis e restauração, utilizando modernas ferramentas digitais de controlo e estratégia. Este mestrado proporcionará a criação e
desenvolvimento de soluções exclusivas de alto desempenho, através da sua componente prática e académica, seja para empresas da área do Turismo, Hotelaria, Restauração ou através dos seus contributos de investigação para o mundo académico. Será também um recurso otimizador de qualificações de mestres especializados na área da hospitalidade, contribuindo assim para uma
gestão mais profissionalizante disponível para o tecido empresarial deste sector.
Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira
Pós-laboral
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Saídas Profissionais
- Direção de Hotéis e Resorts: Assumir cargos de gestão em hotéis, resorts e outras propriedades de hospedagem.
- Gestão de Operações: Coordenar e supervisionar as operações diárias de estabelecimentos hoteleiros.
- Gestão Financeira: Controlar e planear as finanças de empresas hoteleiras.
- Gestão de Recursos Humanos: Gerir o recrutamento, formação e desenvolvimento de pessoal.
- Marketing e Vendas: Desenvolver estratégias de marketing e vendas para promover serviços e produtos turísticos.
- Consultoria: Prestar serviços de consultoria para empresas do setor hoteleiro e turístico.
- Empreendedorismo: Criar e gerir o próprio negócio na área de hotelaria e turismo.
- Gestão de Eventos: Organizar e coordenar eventos em hotéis.
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Destinatários
Licenciados na área do curso;
– Estudantes finalistas, no momento da candidatura, de cursos na área do curso a que se candidata;
– Licenciados em áreas afins do curso a que se candidata;
– Estudantes finalistas, no momento da candidatura, de cursos em áreas afins do curso a que se candidata.
Os candidatos ao curso de Mestrado são avaliados tendo em conta os seguintes critérios base:
a) Atividade académica
b) Atividade profissional
c) Atividade científica
Os candidatos à inscrição no curso serão selecionados pela Comissão Científica/Conselho de Curso do Mestrado, tendo em conta
os critérios constantes nas Normas Regulamentares -
Propina
Propina: 1700 euros (2 anos)
Taxa de candidatura: 55 euros
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Ação Social
No IPCA, os estudantes podem beneficiar de um conjunto de serviços que os apoiam ao longo de todo o percurso académico.
– Bolsas de estudo
– Auxílio de emergência
– Acesso à alimentação (cantina e Bares)
– Acesso a serviços de saúde
– Gabinete de Psicologia
– Apoio a atividades culturais e desportivas
– Transporte
– Apoio ao nível de alojamentos certificados pelos SAS
Bolsas de Estudo
Os estudantes que frequentam cursos de mestrado têm acesso aos apoios sociais concedidos pelo Estado Português, nomeadamente, a possibilidade de receberem uma Bolsa de Estudo.
A Bolsa de Estudo permite comparticipar o estudante nas despesas com a frequência do mestrado, nomeadamente, com a propina, alimentação, transporte, material escolar e alojamento, sempre que o mesmo não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.
Valor
O valor da bolsa é variável, de acordo com a situação sócio económica do agregado familiar.
Ficam todos os interessados convidados a dirigir-se aos Serviços de Ação Social do IPCA para receberem informações mais detalhadas, podendo também obter uma simulação do valor da Bolsa de Estudo.
Mais informações em www.sas.ipca.pt, através do e-mail: sas@ipca.pt ou pelo número 253 80 25 03.
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Candidaturas
CONCURSO DE ACESSO E REINGRESSO AO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO DO TURISMO DO IPCA
CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS
Resultados das candidaturas
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Objetivos
- i) Desenvolver as competências avançadas em direção e gestão hoteleira
Capacitar os mestrandos para dar resposta às exigências dos mercados e modelos de negócios contemporâneos, promovendo uma visão integrada e transversal nos domínios da gestão e administração hoteleira, com enfoque na adaptação às transformações do setor.
- ii) Aprofundar a formação técnica e científica especializada
Proporcionar uma formação técnica e científica robusta e especializada, abrangendo as áreas de controlo e gestão de operações, com destaque para a estratégia executiva, gestão financeira, competências comerciais, tecnologias de informação e práticas sustentáveis no setor da hotelaria e restauração.
iii) Incentivar o pensamento crítico e analítico para a resolução de problemas
Promover o desenvolvimento de uma abordagem crítica e analítica para identificar e resolver problemas complexos no contexto hoteleiro, utilizando ferramentas e metodologias de gestão baseadas em evidência, que suportem a tomada de decisão fundamentada e estratégica.
- iv) Estimular a inovação e o empreendedorismo no setor hoteleiro
Formar profissionais capazes de identificar oportunidades de mercado, desenvolver modelos de negócio inovadores e implementar soluções transformadoras, gerando valor acrescentado e diferenciando as organizações no mercado global.
- v) Formar liderança sustentável e ética
Preparar líderes que integrem a rentabilidade com a responsabilidade social e ambiental, alinhando a gestão estratégica aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às exigências éticas da sociedade contemporânea.
- vi) Capacitar para a investigação e produção de conhecimento científico
Dotar os mestrandos de competências metodológicas e científicas para realizar investigação aplicada e produção de conhecimento relevante no âmbito da gestão hoteleira, contribuindo para a inovação e para a adoção de boas práticas no setor.
vii) Integrar o conhecimento académico com a experiência prática
Consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos através de uma componente prática significativa, operacionalizada por meio da Dissertação, Estágio ou Projeto Aplicado, garantindo que os mestrandos desenvolvam competências técnicas, científicas e profissionais alinhadas com as exigências do mercado de trabalho e os padrões internacionais do ensino superior.
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Condições de acesso
Em Edital próprio, do concurso de acesso aos cursos de mestrado da Instituição, os critérios de seleção/seriação são identificadas no Anexo III – Escola Superior de Hotelaria e Turismo – critérios de seleção e seriação, nomeadamente:
Os candidatos ao curso de Mestrado são avaliados tendo em conta os seguintes critérios base e a respetiva ponderação:
- a) Classificação da Licenciatura, com um fator de ponderação 60%;
- a) Currículo académico, com um fator de ponderação 25%;
- b) Currículo científico, com um fator de ponderação 5%;
- c) Experiência profissional, com um fator de ponderação 10%;
Os candidatos à inscrição no curso serão selecionados pela Comissão Científica do Mestrado, tendo em conta os critérios constantes nas Normas Regulamentares.
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Estrutura curricular
Semestre Unidades Curriculares AC ECTS S1 Gestão do Capital Humano na Hotelaria HT 6 S1 Gestão e Direção Avançada de Operações Hoteleiras HT 6 S1 Gestão Estratégica e Marketing em Hotelaria HT 6 S1 Metodologias de Investigação 35 6 S1 Sustentabilidade na Hotelaria HT 6 S2 Business Intelligence para a Hospitalidade HT 6 S2 Gestão e Direção Avançada de Operações Hoteleiras HT 6 S2 Gestão Comercial e Vendas ME 6 S2 Gestão Financeira e Projetos de Investimento em Turismo GPOT 6 S2 Opção IPCA QAC 6 AC – Área Científica Principal
ECTS - Créditos ECTS
Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)Semestre Unidades Curriculares AC ECTS S1 Dissertação/Estágio/Projeto HT 60 S2 Dissertação/Estágio/Projeto HT 60 AC – Área Científica Principal
ECTS - Créditos ECTS
Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual) -
Mais informações
Quaisquer informações ou esclarecimentos adicionais, poderão ser solicitados para:
Escola Superior de Hotelaria e TurismoCampus do Instituto Politécnico 4750-810 Barcelos
Tel. 253 40 10 60
E-mail:esht@ipca.pt -
Avaliação/Acreditação
N.º registo: R/A -CR 59/2025
Data registo: 24/02/2025
https://www.dges.gov.pt/simges/public/www/cursos/13533