No dia 5 de novembro de 2024, estudantes do 2º ano do curso de Gestão de Atividades Turísticas (GAT) da Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) do IPCA realizaram uma visita de estudo ao Turismo de Esposende, inserida no Projeto de Inovação Pedagógica “FASA 50/10”. Este projeto, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Esposende, visa promover a cocriação, a inovação e a inclusão, bem como fomentar o respeito pela diversidade e a igualdade de oportunidades de aprendizagem para todos. Durante a visita, foram propostos desafios práticos para desenvolver o potencial turístico da região de Esposende em diversas áreas, como:Estação Náutica de Esposende (observação e novas atividades),Caminhos Português da Costa (acessibilidade e observatório), Enogastronomia (referências gastronómicas e storytelling),Turismo Náutico (integração da comunidade escolar em atividades náuticas), Turismo de Natureza (observação de aves), Turismo Industrial (exploração do Parque dos Moinhos de Abelheira),Turismo Criativo (artesanato com junco e sargaço), Dinamização do centro histórico de Fão, Potencial turístico do Rio Cávado, e Turismo Zen, Saúde e Bem-estar, sob o nome “espoZENde”. Este Projeto FASA 50/10 envolve também o curso de Design Audiovisual da Escola Superior de Design, promovendo uma abordagem multidisciplinar e colaborativa no âmbito da rede europeia RUN-EU (Rede Regional de Universidades Europeias), da qual o IPCA faz parte. O objetivo é incentivar práticas pedagógicas inclusivas e inovadoras que permitam uma experiência de aprendizagem rica e diversificada.
Após a visita aos principais atrativos de Esposende, os estudantes participaram numa sessão de “Recap” nas instalações do Laboratório de Sustentabilidade Alimentar do IPCA (LISA), onde apresentaram os desenvolvimentos preliminares dos projetos. Apesar de ainda estarem em fase inicial, os resultados mostram-se promissores, e as conclusões finais serão divulgadas em janeiro de 2025.