ESHT e CMB avaliam impacto da Festa das Cruzes 2024

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPCA e Câmara Municipal de Barcelos realizam estudo relativo ao Impacto Económico e Turístico da Festa das Cruzes

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), coordena um estudo com o objetivo de avaliar o impacto económico e turístico da Festa das Cruzes 2024 na cidade de Barcelos. Este estudo inclui a avaliação do impacto económico e turístico na economia local e na receita dos principais stakeholders, visando aferir a perspetiva de Visitantes, Residentes, Feirantes, Unidades de Alojamento, Comércio Local e Restauração, no âmbito geográfico do Centro de Barcelos.

A Festa das Cruzes é uma celebração religiosa e cultural com origem numa tradição antiga ligada à devoção cristã à Santa Cruz. É um momento chave da vida cultural, religiosa e etnográfica da região. Configura-se como uma das mais relevantes romarias e festividades do Noroeste Peninsular e é apelidada como a primeira grande romaria de Portugal.