Ministro da Ciência e Ensino Superior no arranque da IPCA Summer School

Decorreu esta segunda-feira, 27 de julho, a abertura da IPCA Summer School - escola de verão - que contou com a presença do Ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes fez as honras da casa e aproveitou para lembrar que esta escola de verão se deve ao desafio lançado pelo Ministro aquando da sua visita ao Politécnico de Barcelos em maio: “Quando cá esteve queria lançar um programa que chamasse os estudantes às instituições, que envolvesse a formação e investigação, no âmbito da nossa política de responsabilidade social. O IPCA, no âmbito do apoio especial “Escolas de Verão em Politécnicos e Universidades” teve duas escolas de verão aprovadas, uma do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) da Escola Superior de Gestão e outra do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (2Ai) da Escola Superior de Tecnologia”. A presidente referiu ainda que esta escola de verão se insere no plano estratégico do IPCA, e no próximo ano é expectável que a escola de verão decorra  no concelho de Esposende, onde está a ser projetado, em parceria com o município, um edifício com todas as condições para este tipo de atividades

 

O Ministro da Ciência e Ensino Superior felicitou o IPCA pela oportunidade que proporciona aos seus estudantes com a oferta de duas escolas de verão, uma iniciativa única que integra a formação com a investigação e que decorre em contexto presencial durante o período de verão. Dirigindo-se aos cerca de 40 estudantes que vão frequentar a IPCA Summer School pediu que se empenhassem e aproveitassem este momento para aprender, partilhar conhecimento e valorizar as competências pessoais. O Ministro Manuel Heitor fez ainda referência à oportunidade de inovação pedagógica que o contexto de pandemia em que vivemos pode representar para as Instituições de Ensino Superior (IES)sendo este projeto um claro exemplo.  Nesse sentido parabenizou o IPCA por abraçar este projeto no âmbito da estratégia de Investigação e Desenvolvimento (I&D). 

 

O ministro aproveitou a plateia e apelou à “capacidade crítica” dos docentes e dos estudantes, para planear e definir o próximo ano letivo, sendo que devem privilegiar as aulas em regime presencial, com componentes de ensino à distância. Para Manuel Heitor o objetivo para o próximo ano letivo é que o ensino nas universidades e nos politécnicos seja presencial. “O objetivo é um: que o ensino seja presencial. Mas esse objetivo sabemos que tem de ser cumprido com muita responsabilidade e muito realismo, face às condições que cada semana vamos ter de perceber de propagação da pandemia”, referiu.

O Ministro Manuel Heitor terminou a sua intervenção dando nota ainda da relevância do Programa de Retoma Económica que está em curso e traz oportunidades de financiamento para projetos de I&D e inovação em parceria com as empresas nacionais. “Esta é uma oportunidade excelente para fomentar a relação da academia com o tecido empresarial, num contexto que se sabe que será determinado pelas dificuldades económicas deixadas pelo contexto de pandemia. As IES têm e terão um papel fundamental neste processo de retoma”.

 

Esta é a 1ª edição da IPCA Summer School que tem o apoio especial das “Escolas de Verão em Politécnicos e Universidades” onde se pretende estimular o desenvolvimento de iniciativas integradas de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e formação superior, exclusivamente presenciais, em estreita articulação com as unidades de I&D do IPCA. Pretende-se desenvolver esta iniciativa anualmente de forma a promover a integração da formação com as atividades de I&D. 

 

Uma iniciativa do CICF e do 2Ai que conta com cerca de 40 estudantes, que durante os próximos 3 meses, em regime presencial, vão receber uma bolsa de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).