IPCA tem 16 licenciaturas disponíveis pelo CNA

Gestão Hoteleira e Design Audiovisual são as novas licenciaturas que o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), passando assim a 16 o número de licenciaturas que o IPCA oferece já no próximo ano letivo. As candidaturas decorrem pelo Concurso Nacional de Acesso (CNA).

A licenciatura em Gestão Hoteleira, da responsabilidade da Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) do IPCA, visa formar licenciados de excelência aptos para desempenhar funções técnicas, de gestão e liderança nas diferentes áreas da indústria da hospitalidade. Este ciclo de estudos está orientado para a gestão de projetos, o desenvolvimento de trabalho em equipa, o planeamento e controlo operacional, otimizando o desenvolvimento de competências técnicas, comerciais, o uso das tecnologias de informação, linguísticas e comunicacionais orientadas para o cliente, proporcionado uma preparação adequada para responder aos desafios inerentes à indústria hoteleira. A ESHT disponibiliza também uma licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas, aliando a área do turismo à gestão, na perspetiva de formar profissionais melhor capacitados para trabalhar nesta área.

Já a licenciatura em Design Audiovisual vem complementar a atual oferta formativa do Escola Superior de Design (ESD) do IPCA, que conta ainda com os cursos de Design Gráfico e Design Industrial. A nova licenciatura tem como objetivo criar profissionais altamente qualificados na área do Design Audiovisual e dos Media, organizando-se numa metodologia de ensino-aprendizagem baseada no Design como Projeto e orientada para as exigências da sociedade de comunicação contemporânea. Trata-se de uma oferta formativa inovadora no contexto do ensino superior em Portugal, numa área emergente em termos de procura e de empregabilidade.

Estas novas licenciaturas vêm reforçar o crescimento do IPCA, que procura adaptar-se às necessidades do mercado e contribuir para o desenvolvimento dos setores críticos da região e do país.

Ambos os cursos estão acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e foram aprovados no âmbito do PRR, nos Programas Impulso Adultos e Impulso Jovem, respetivamente, reforçando a oferta formativa do IPCA a nível de 1º ciclo.

Para te candidatares a uma das 16 licenciaturas do IPCA tens de aceder ao site da Candidatura Online, da Direção-Geral do Ensino Superior, entre 25 de julho e 8 de agosto e seguires os passos indicados.

Gabinete de Acesso do IPCA

Se tiveres dúvidas, no IPCA temos um Gabinete de Acesso destinado a prestar apoio a todos os interessados que pretendam candidatar-se ao ensino superior. O Gabinete de Acesso vai funcionar na Divisão Académica do IPCA, localizada no edifício B do Campus do IPCA, em Barcelos, no horário das 10h00 às 12h30. Podes também contactar-nos através do e-mail: gabineteacesso@ipca.pt, ou do telefone253 802 509.  O atendimento telefónico decorrerá, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00.

Licenciaturas do IPCA

• Contabilidade