IPCA recebeu cerca de 4000 candidaturas para 715 vagas disponíveis

Na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) recebeu cerca de 4000 candidaturas para apenas 715 vagas existentes.

O crescimento consolidado do IPCA faz com que esta seja hoje uma instituição de referência e procurado a nível nacional. Prova disso foi o facto de o IPCA ter preenchido 99% das vagas, foram colocados 706 estudantes, e ter sido a 1ª opção de ingresso no Ensino Superior para 722 candidatos com uma taxa de excelência de 101%.

De destacar ainda o facto de as médias de entrada no IPCA serem as melhores de sempre o que faz desta uma instituição com melhor qualidade e mais exigente.

Ana Pereira, foi a aluna com a média de entrada mais alta do IPCA com a nota de 193,8%, no curso de Design Gráfico.

Duarte Melo, o recém-estudante da Licenciatura em Engenharia de Sistemas Informáticos, em regime pós-laboral, entrou no IPCA com a segunda média de entrada mais alta com 193,5%. Natural de Braga e com 18 anos, o estudante tinha o IPCA como referência há alguns anos, pois foi nesta instituição que o irmão se formou em Design Gráfico. Duarte espera encontrar “bons professores, que sei que vou encontrar pois assisti ao Open IPCA Online e gostei bastante da interação dos professores connosco, e um ensino prático por ser uma instituição politécnica”. O estudante, que desde muito jovem sempre foi fascinado por informática e tecnologia, garante que não vê como uma responsabilidade acrescida ter tido a segunda média mais alta, mas sim como um desafio e vontade em fazer mais e melhor.

Para a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, estes resultados são o reconhecimento e sinal de orgulho e traz ao IPCA: “É, sobretudo, um sinal de que o

IPCA está a desempenhar o seu papel e a responder às necessidades da região reforçando a notoriedade e a marca de qualidade que o IPCA tem”.

Na totalidade os cursos, são 2000 os novos estudantes que chegam ao IPCA, o que num ano atípico são números excelentes.

A nível global, e segundo dados da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), concorreram à 1ª fase 62.561 candidatos, dos quais 50.964 foram colocados.