IPCA recebe os novos estudantes dos cursos de Licenciatura e TeSP´s

A Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) dá as boas vindas aos novos estudantes dos cursos de Licenciatura e Cursos Técnicos Superiores Profissionais em sessões de apresentação independentes para cada turma.

As sessões iniciaram-se nos dias 6 e 7 de outubro nos cursos que decorrem no Campus, em Barcelos, estando previstas, nos próximos dias, as mesmas sessões nos Polos de Guimarães e Famalicão. Estas sessões marcam a abertura do ano académico e têm por objetivo contribuir para uma melhor integração dos estudantes, dando-lhes a conhecer a instituição onde irão fazer o seu percurso académico.

A presidente do IPCA faz-se acompanhar por Sofia Coelho, diretora dos Serviços de Ação Social do IPCA, pela Provedora do Estudante, Irene Portela, e pelo Presidente da Associação Académica, João Pereira. Todos dirigem umas breves palavras aos novos estudantes, informando-os de alguns apoios, serviços e projetos a que podem ter acesso, e incentivando-os a uma plena vivência académica. Nestas sessões estão sempre presentes os respetivos diretor(a) da escola e diretor(a) de curso a quem cabe transmitir informações importantes sobre o funcionamento do curso e comunicar os cuidados de higiene e segurança a que devem obedecer na Instituição.

Sobre o modelo encontrado para as sessões de apresentação do início deste ano letivo, Maria José Fernandes lembrou que “em anos anteriores, concentravam-se todos os novos estudantes e estas apresentações decorriam com um auditório cheio, inclusive com a presença de convidados externos como foi o caso do no ano passado em que esteve presente o Srº Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Professor Manuel Heitor. Este ano, não obstante a situação de pandemia, não deixámos de acolher institucionalmente os novos estudantes e esta foi a forma encontrada para, em total segurança, os receber e dar a conhecer os rostos que os podem ajudar na caminhada pelo IPCA”.