IPCA instala Desfibrilhadores Automáticos Externos

O IPCA encontra-se no processo de licenciamento de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), que conduzirá à sua instalação em vários edifícios do Campus do IPCA e no Polo de Braga.

Pretende-se, desta forma, facultar o acesso generalizado a meios de socorro adequados a situações de emergência médica que ocorram nas instalações, visando uma diminuição das mortes evitáveis por eventos cardiovasculares, dado que o único tratamento eficaz na paragem cardíaca devida a fibrilhação ventricular é a desfibrilhação eléctrica, demonstrando a experiência internacional que a utilização de desfibrilhadores automáticos externos em ambiente extra-hospitalar por pessoal não médico aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas.

A utilização dos DAE, em ambiente extra-hospitalar, só é permitida por operacionais devidamente certificados pelo INEM, que tenham concluído com aproveitamento um curso de formação em Suporte Básico de Vida-Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE).

Assim, o IPCA, encontra-se nos dias 21 e 22 de abril a formar os primeiros operacionais de DAE, com uma formação de 7 horas. Nestes dois dias, serão certificados pelo INEM 30 elementos, que passarão a estar habilitados para a prática de atos de DAE. Brevemente serão realizadas mais formações, atingindo-se o total de 60 operacionais de DAE no IPCA.

Estamos a trabalhar para tornar o nosso Campus mais seguro e saudável!