IPCA apresenta Medidas e Recomendações para a Redução do Consumo Energético

No seguimento da Resolução do Conselho de Ministros que aprova o Plano de Energia 2022-2023, o IPCA apresenta um conjunto de medidas e recomendações para as áreas da energia, eficiência hídrica e mobilidade.

Iluminação interior desligada a partir das 23 horas, luzes decorativas apagadas durante a madrugada, regulação mais eficiente da climatização e aumento do aproveitamento de águas de captação própria para rega são algumas das medidas que o IPCA vai reforçar e implementar para reduzir o consumo de energia nos seus espaços.

Além das medidas adotadas, o IPCA lança ainda uma campanha de sensibilização, dirigida à sua Comunidade Académica, para a adoção de comportamentos mais eficientes e sustentáveis. Apagar a luz ao sair de uma divisão, fechar as portas e janelas dos edifícios climatizados, deslocações a pé ou em transportes públicos, utilização de veículos elétricos ou de modos suaves de mobilidade (bicicleta, trotinete) são algumas das recomendações que visam estudantes, docentes e funcionários do IPCA.

Estas medidas agora adotadas surgem a par de outras iniciativas que já têm vindo a ser tomadas para tornar os edifícios do Campus e dos Polos energicamente mais eficientes e para a produção local de eletricidade para autoconsumo através de fontes de energia renovável.

Para Maria José Fernandes, Presidente do IPCA, “as medidas e recomendações agora apresentadas são fundamentais tendo em consideração o contexto nacional e internacional em que vivemos. Já sabíamos que tínhamos um Campus verde, saudável e seguro. Agora teremos também um Campus eficiente do ponto de vista energético e cada vez mais sustentável.” A Presidente do IPCA lança o apelo à Comunidade Académica: “O envolvimento de toda a comunidade é essencial para que possamos, juntos, enfrentar esta crise energética e adotar comportamentos mais eficientes e que a todos beneficiam.”

Consultar despacho com todas as medidas e recomendações