Estudantes do IPCA partilham as suas vivências e experiências sociais

No dia 14 de dezembro, pelas 11h, os estudantes do IPCA partilham as suas vivências e experiências de participação em projetos sociais como o InIPCA, o IPCA Buddy, a Oficina do brinquedo e o U.Dreams.

“Ser estudante: a dimensão social” é o mote para a tertúlia que vai decorrer no próximo dia 14 de dezembro pelas 11h no Bar do Campus em Barcelos, no âmbito das comemorações do Dia do IPCA. A tertúlia tem como objetivo a partilha por parte dos estudantes das suas experiências e através delas mostrarem que ser estudante no ensino superior é muito mais do que adquirir competências académicas.

A experiência do ensino superior há muito que deixou de estar focada apenas no saber (aquisição de conhecimento científico) e no saber fazer (aquisição da técnica), o saber ser (competências humanas, culturais designadas de competências transversais) tem vindo a ganhar cada vez mais atenção pelas instituições de ensino superior pela importância que estas competências têm para o estudante e para a sociedade.

O IPCA consciente da importância destas competências, proporciona aos seus estudantes uma panóplia de programas, InIPCA – IPCA Buddy, a oficina do brinquedo e, mais recentemente, o U.DREAM – cujo foco é o desenvolvimento pessoal e social, designadamente, da capacidade para estabelecer relações interpessoais mais maduras, respeitar as diferenças e a tolerância pelas características dos outros. Estes programas fortalecem ainda os sentimentos de solidariedade e de altruísmo. E têm ainda em comum o facto de serem desenvolvidos pelos estudantes para os estudantes (entre pares).

A operacionalização dos programas envolve docentes e diversos serviços do IPCA.