Dia aberto do IPCA bate recorde de participantes

Na 9.ª edição do Open IPCA, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) abriu as suas portas a mais de 1500 estudantes do ensino secundário, nos dias 26 e 27 de abril.

O IPCA cresce a olhos vistos e a prova disso é o crescente interesse dos estudantes do ensino secundário em participar no Open IPCA. Os mais de 1500 estudantes chegaram de 4 distritos (Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Porto) e usufruíram das várias atividades que ilustram o ensino praticado em cada Escola do IPCA: ESG (Escola Superior de Gestão), EST (Escola Superior de Tecnologia), ESD (Escola Superior de Design) , ESHT (Escola Superior de Hotelaria e Turismo) e ETeSP (Escola Técnica Superior Profissional).

Acompanhados pelos seus professores, os estudantes visitantes tiveram a oportunidade de ser guiados pela comunidade estudantil do IPCA que, além de os ajudar na realização das atividades e de lhes dar a conhecer o Campus, também deu o seu testemunho e esclareceu dúvidas sobre o que é ser estudante nesta Instituição.

Apareceram no Campus ainda vários estudantes que se inscreveram de forma individual, mas que não deixaram escapar esta oportunidade de viver de perto esta experiência.

Os participantes foram presenteados com momentos musicais protagonizados pelos grupos académicos do IPCA: Tuna Mista do IPCA, Tuna Feminina do IPCA e Tuna Académica do IPCA.

No que toca aos estudantes visitantes, as experiências proporcionadas pelo IPCA foram muito satisfatórias. “Estas experiências dão-nos novas maneiras de ver o mundo lá fora e dão a conhecer o que podemos esperar do ensino superior. Pode estar aqui a minha escolha para o futuro”, disse Rita Silva, aluna do 12.º ano da Escola Secundária Alcaides Faria.

A mesma opinião partilha a professora Paula Faria, da Escola Secundária Martins Sarmento (Guimarães), que ficou bastante agradada com a sua primeira visita ao Open IPCA. “Considero estas iniciativas muito importantes. Até para desmistificar um pouco as mentalidades do ensino politécnico, eu própria tinha esse pensamento, mas depois de conhecer o IPCA como o vi hoje, vejo aqui uma boa opção para os nossos estudantes seguirem os seus estudos”, refere partilhando que os seus estudantes saem deste dia com a mesma opinião.

Gabriel Lima, estudante do IPCA, considera a experiência como voluntário no Open IPCA bastante gratificante. “Eu sou embaixador do IPCA e já estou habituado a representar a instituição em divulgações nas escolas e feiras de formação. Já no ano passado participei, e é sempre bom ajudar os colegas que podem ser potenciais estudantes do IPCA”.

Nas palavras da professora Oscarina Conceição, que este ano coordenou a Comissão da Organização deste evento, o que se viu neste dois dias “é o trabalho de meses, eu diria que é o trabalho de 365 dias. Todas estas atividades foram pensadas pelas escolas, discutidas com a direção e envolveram toda a comunidade académica na sua preparação, culminando nestes dois dias intensos, durante os quais recebemos mais de 1500 estudantes”, refere a organizadora que mencionou ainda a vertente pedagógicas destes dias.

Entre as várias atrações e atividades, os participantes tiveram acesso a vários jogos interativos levados a cabo pela EST; visitas aos laboratórios de design organizados pela ESD; simuladores de gestão e quizz´s que valiam prémios ao cargo da ESG; showcookings e feiras de marketing sob alçada da ESHT e visita à oficina de mecânica e CNC (Controlo Numérico Computadorizado) e metrologia dinamizada pela ETESP.

Este ano a mostra teve como grande novidade, além das atividades, a Feira Internacional na Sala 24 que contou com a participação do Stund Council RUN-EU do IPCA, com o Gabinete de Relações Internacionais, com o Gabinete de Emprego e Empreendedorismo, com o Future Advanced Skills Academy (FASA) e com o Europe Direct de forma a dar a conhecer aos visitantes as potencialidades que vão encontrar na instituição.

Esta é uma oportunidade para os candidatos ao ensino superior ficarem a conhecer o que de melhor se faz no IPCA, que é já uma referência no panorama do ensino superior público, sendo uma instituição cada vez mais procurada.