Câmara de Guimarães realizou escritura da compra da Casa do Costeado

A Câmara Municipal de Guimarães realizou, no dia 4 de maio, a escritura da compra da Casa do Costeado.

O edifício situado na Cruz de Pedra, na freguesia de Creixomil, destina-se a instalar a «Escola-Hotel» que o IPCA vai criar em Guimarães.

Trata-se de um edifício senhorial com uma envolvente de três hectares de terreno.

A Escola-Hotel do IPCA consubstancia um projecto inspirado num estabelecimento de ensino existente na Suíça, mais concretamente em Lausane.

Pela sua localização privilegiada, pela sua construção de relevante valor patrimonial, pela sua generosa área e na ausência de outros imóveis que oferecessem as mesmas características, a «Casa do Costeado» e prédios envolventes, revelam-se o local ideal para implantação da Escola-Hotel, podendo ainda a sua requalificação e reutilização contribuir para a materialização dos objectivos municipais a nível ambiental, actividade económica, inovação e investigação associados ao sector primário.

A aquisição da casa senhorial, assim como do terreno rústico que lhe é adjacente e das 9 habitações confrontantes com a Rua do Moinho Velho, na freguesia de Creixomil, envolveu um investimento no valor de um milhão e 100 mil euros.