Razões para inovar o ensino? A nossa mostra pedagógica reuniu várias

Projetos dos estudantes para o desenvolvimento sustentável do IPCA foram o exemplo em destaque na DinamIPCA - Mostra de Inovação Pedagógica.

O evento promoveu a partilha de experiências e debate de ideias sobre inovação pedagógica. Mas a conversa ainda não acabou!

Pode ter perdido o nosso encontro sobre o futuro da educação, mas não perdeu a oportunidade de se juntar a esta conversa. A DinamIPCA – Mostra de Inovação Pedagógica aconteceu a 18 e 19 de julho. Os participantes tiveram oportunidade de partilhar experiências, debater práticas e discutir ideias sobre o futuro da aprendizagem no ensino superior. Não faltaram razões para inovar, propostas sobre como fazê-lo e, claro, demonstrações. Em destaque, a de projetos de sustentabilidade desenvolvidos pelos estudantes do Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão QAS. O desafio? Projetar ações que apliquem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no IPCA e o apoiem nesta missão, explica André Carvalho, docente da unidade curricular em que foram desenvolvidos os projetos.

Desenvolvimento de competências para o futuro, ligação ao mercado de trabalho, envolvimento ativo e autonomia dos estudantes, aprendizagens diversificadas e práticas, interdisciplinaridade, estímulo à criatividade, são algumas das razões trazidas à discussão, para defender a necessidade de melhorar a aprendizagem. Como? Projetos colaborativos, mais momentos de partilha entre docentes e estudantes, aulas invertidas, laboratórios, trabalhos práticos, ambientes criativos, aulas em cocriação, flexibilidade curricular, metodologias ativas.

Organizada pela Future Advanced Skills Academy (FASA) do IPCA, a mostra teve ainda como objetivo divulgar, junto da comunidade académica, as iniciativas de inovação pedagógica desenvolvidas no âmbito da Regional University Network – European University. O programa fechou com uma “Conversa à roda”, tertúlia aberta sobre processos de inovação pedagógica. Este foi mais um dos momentos da mostra dinamizado através de metodologias ativas, facilitadoras da partilha e interação.

Junte-se a esta conversa em: https://padlet.com/fasa_ipca/dinamipca