“Welcome IPCA”: Arranca na próxima semana o programa de acolhimento dos novos estudantes

Nos dias 6, 7 e 8 de outubro, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave está em festa para a receção aos novos estudantes, com a quinta edição do programa “Welcome IPCA”.

Numa altura marcada pelo regresso às aulas presenciais em segurança, o Welcome IPCA volta ao seu registo normal de três dias de receção e acolhimento aos novos estudantes, visando uma melhor integração ao seu novo ambiente académico.

No primeiro dia decorrem as habituais apresentações institucionais do IPCA aos novos estudantes que vão ser recebidos pela Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, pelo Presidente da Associação Académica do IPCA, João Pereira, e pelo Secretário de Estado do Ensino Superior, Sobrinho Teixeira. Estas receções realizar-se-ão em dois momentos – de manhã para os estudantes do regime diurno e ao início da noite para os estudantes do regime pós-laboral – e vão decorrer numa tenda especialmente colocada no novo parque de estacionamento do IPCA para o Welcome IPCA. Os novos estudantes, neste primeiro dia, vão ainda reunir com os respetivos diretores de curso. Logo no início do dia 6 e prolongando-se durante todo este dia, vai estar, ainda, patente uma mostra de cursos, grupos académicos e projetos do IPCA, possibilitando aos novos estudantes um primeiro contacto com estudantes mais antigos e com informação sobre atividades e projetos onde podem integrar-se.

No dia 7 é a vez das apresentações institucionais nos Polos em Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. Nesse dia, em Barcelos, destaca-se a atividade Welcome Barcelos, que permitirá aos recém-chegados estudantes a oportunidade de conhecerem a Barcelos, num roteiro especialmente preparado para lhes dar a conhecer os locais mais importantes da cidade para a sua vivência académica. Para terminar da melhor forma, está agendado para as 17h um Arraial Académico, que pretende ser uma festa e convívio para todos os estudantes, docentes e funcionários desta academia e onde haverá muita animação, comidas e bebidas. Toda a comunidade académica está convidada a aparecer!

O Welcome IPCA termina no dia 8 com o Talk-Show “Ser Estudante no IPCA/Vida académica”, onde, através de uma conversa informal e divertida, os novos estudantes poderão inteirar-se sobre a vivência no IPCA para além da componente pedagógica.

Todas as atividades do Welcome IPCA são de índole académica, cultural e recreativa onde os novos estudantes são desafiados a participar ativamente, potenciando-se momentos de partilha com os seus novos colegas e com os estudantes mais velhos, que também serão convidados a participar, sempre numa perspetiva de integração.

Estão abrangidos pelo Welcome IPCA os estudantes dos cursos de licenciatura e dos cursos técnicos superiores profissionais.

O evento é uma co-organização dos Serviços de Ação Social (SAS/IPCA) e da Associação Académica do IPCA.

OBSERVAÇÕES: Todos os estudantes do regime pós-laboral, exceto do curso de licenciatura em Gestão Pública e-learning, devem comparecer presencialmente no dia 6, às 18h30.

PROGRAMA WELCOME IPCA