Aulas presenciais e uso obrigatório de máscara marcam o regresso às aulas no IPCA

No arranque deste novo ano letivo do IPCA, a grande novidade prende-se com o facto das aulas dos cursos de Licenciatura e Cursos Técnicos Superiores Profissionais funcionarem, por regra, em regime presencial, sendo que as aulas dos cursos de Mestrado e de Pós-Graduações podem funcionar em regime misto (presencial e não presencial).

As alterações realizadas nas normas orientadores para o funcionamento das atividades letivas e não letivas resultam da evolução favorável que Portugal tem registado no controlo da COVID-19, em grande parte devido ao processo de vacinação, que possibilitou a mitigação do risco de contágio associado à SARS-CoV-2-.

Mantem-se o uso de máscara obrigatório nos espaços interiores do IPCA sendo a utilização de máscara recomendada nos espaços exteriores e sempre que não seja possível manter a distância de segurança entre pessoas.

Continua, tal como no ano anterior, a existência de procedimentos de limpeza dos espaços e a disponibilização de gel desinfetante, e de outros produtos de limpeza.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, apela “a toda a comunidade académica para a compreensão e respeito pelas medidas adotadas, que serão importantes para prosseguirmos neste caminho de retoma da normalidade no ensino, na investigação, nas nossas vidas, e na qualidade da experiência educativa dos estudantes”.

A instituição atualizou o Plano Operacional para as Atividades Letivas e Não Letivas para o ano 2021/2022, elaborado de acordo com as orientações da Direção Geral de Ensino Superior e da Direção-Geral da Saúde, o qual pode ser consultado na página do IPCA: https://ipca.pt/covid-19/plano-operacional-das-atividades-letivas-e-nao-letivas-2021-2022/

Os primeiros estudantes a chegar são os dos cursos de Licenciatura que chegaram ao IPCA esta segunda-feira, dia 20 de setembro.